Menu
Biografia

Sarah Michelle Gellar nasceu em Nova York em 14 de abril de 1977, filha de Rosellen Greenfield e Arthur Gellar. Ela é de descendência russa e húngara e de família judia, apesar de ter uma árvore de natal quando crescia. Os pais de Sarah se separaram quando ela tinha sete anos e ela não era próxima do pai, que faleceu em 2001.

Sarah foi descoberta por um agente em um restaurante quando tinha quatro anos. Ela participou de seu primeiro filme, An Invasion of Privacy em 1983 e de vários comerciais, incluindo o polêmico comercial do Burger King, em que os hambúrgueres do McDonald’s são acusados de ter 20% menos carne antes de serem fritos. O Burger King acabou por enfrentar um processo, e Sarah foi “banida” do McDonald’s por vários anos.

Sarah foi bolsista na Columbia Grammar & Preparatory School e revelou ter sofrido bullying lá. Ela também frequentou a Fiorello H. LaGuardia High School of Music & Art and Performing Arts, mas precisou abandonar a escola devido a suas responsabilidades com a atuação. Sarah acabou se formando pela Professional Children’s School em 1994, com notas A.

Gellar tornou-se conhecida após participar do seriado Swans Crossing em 1992 e também por seu papel como Kendall Hart em All My Children, que lhe rendeu um Emmy. Mas o sucesso de Sarah veio mesmo quando ela protagonizou a bem-sucedida série Buffy, The Vampire Slayer, em que interpreta uma forte caçadora de vampiros. O seriado, que foi exibido entre 1997 e 2003, foi um dos mais assistidos dos anos 90.

Sarah também participou de muitos filmes, sendo mais conhecida por I Know What You Did Last Summer (1997), Scream 2 (1997), Cruel Intentions (1999), Scooby-Doo (2002), Scooby-Doo 2 (2004), The Grudge (2004) e Veronika Decides to Die (2009).

Sarah começou a namorar o ator galã dos anos 90, Freddie Prinze Jr., em 1997 após contracenarem juntos em I Know What You Did Last Summer. O casal casou-se em 2002 em uma cerimônia privada no México. Naquele mesmo ano, eles trabalharam juntos como o icônico casal Fred Jones e Daphne Blake no primeiro filme live-action do Scooby-Doo.

O casal possui um casamento duradouro para os padrões de Hollywood – os dois continuam casados até hoje e têm dois filhos juntos, Charlotte Grace (nasc. 2009) e Rocky James (nasc. 2012).

Atualmente, Sarah não tem muitos projetos no meio artístico, mas comanda uma empresa de comidas orgânicas – a Foodstirs, desde 2015.